Você Sabe O Que é Ignição do Veículo?

Você Sabe O Que é Ignição do Veículo?

Por Baterias em Salvador

Especialista em Baterias Moura

Publicado em 13 de Maro de 2020 ás 18:20

O Funcionamento De Um Carro Parece Muito Simples, Não É?

O combustível queima e gera energia, que passa pelo motor e é transformada em movimento, fazendo o carro andar.

Mas, para esse processo funcionar, são necessários vários componentes e um dos principais é o sistema de ignição, que nada mais é do que fazer fogo por meio de uma faísca.

O sistema de ignição é o responsável por criar a faísca que inicia a queima de combustível para o motor e sua importância é tão grande que, sem ele, o carro não dá partida!

Como Funciona O Sistema De Ignição De Um Carro?

A função mais básica de um sistema de ignição de carro é gerar fogo em formato de faísca, o qual queimará a mistura de ar e combustível e, consequentemente, irá gerar o calor que movimenta os pistões.

Você Sabe Como É Criada Está Faísca?

É importante lembrar que a faísca é uma descarga elétrica que produz calor e luz e ocorre quando há uma transferência de carga elétrica entre um objeto e outro.

No sistema de ignição, a faísca acontece nas velas, que estão colocadas para queimar o combustível do motor de combustão.

Antes da faísca ser criada é preciso gerar descarga elétrica até as velas e aí entram as Baterias, que são as responsáveis por dar uma pequena descarga até a bobina de ignição.

A faísca que queima o combustível só é gerada a partir de uma descarga elétrica muito grande, são necessários cerca de 5.000 volts. Mas, como gerar essa tensão, sendo que mesmo as melhores baterias automotivas geram até 12 volts? É simples, a bobina de ignição, com fios de cobre, transforma a tensão vinda da bateria em alta tensão.

Composição De Uma Bobina De Ignição:

  • Um fio de cobre bem grosso e quase reto;
  • Segundo fio de cobre mais fino, com muitas voltas;
  • Geralmente apresenta quatro saídas, que é onde a tensão sai e vai para as velas;
  • A vela, que tem um contato feito de porcelana resistente ao calor, e dois eletrodos encostados entre si.

Quando a tensão passa pelo fio mais fino, ela fica maior e gera até 20.000 volts de potência.

Ignição X Velocidade E Potência Do Carro:

A ignição de carro está diretamente ligada à velocidade e potência, visto que maior velocidade depende da queima de mais combustível.

A Ignição Eletrônica:

No Brasil, os primeiros carros saíram com injeção eletrônica em 1970, antes deste período era necessário que o carro apresentasse uma peça extra chamada “condensador de platinado”, que tinha como missão interromper e regular a corrente que vinha da bobina.

Esta peça tinha muito desgaste e normalmente precisavam de reparos constantes. Além disso, quando mal reguladas, causavam os famosos “engasgos” de carros.

Com o sistema de ignição eletrônico o carro dispensa essa peça e faz com que a regulagem da faísca ocorra de forma automática e pré-definida num mapeamento, gerando um motor mais limpo e eficaz.

O funcionamento da ignição do seu carros está diretamente ligada ao uso de uma bateria de boa qualidade, capaz de fornecer a tensão necessária e durabilidade. Por isso, sempre faça a manutenção do seu motor e escolha marcas de confiança, garanta sua bateria Moura.

baterias Moura

Consuma Mais Conteúdo de Automóvel


Checklist antes de qualquer viagem

Carro Elétrico: Principais Vantagens e Desvantagens

O Teste Que Vai Mostrar Se Sua Bateria Está Em Bom Estado.

Quer conhecer os melhores produtos para o seu automóvel?
Entre no site e descubra agora mesmo!

Quero conhecer!