O Que é Uma Bateria Selada e Sua Diferença das Demais?

O Que é Uma Bateria Selada e Sua Diferença das Demais?

Por Baterias em Salvador

Especialista em Baterias Moura

Publicado em 24 de Maro de 2020 ás 13:47 | Atualizado em 25 de Março de 2020 ás 14:00

Também conhecida como bateria de chumbo-ácido, a bateria selada é a mais tradicional e confiável do mercado, vamos entender melhor um pouco neste artigo.

A bateria selada é dividida em dois tipos de tecnologia, Ventilada – Convencional e EFB (Eletrólito livre) e VRLA – AGM e Gel (Eletrólito imobilizado).

No mercado você pode encontrar bateria selada em várias tensões e diversas capacidades. A mais comum é a bateria selada 12V. Também há opções com tensões 2V, 6V e 24V, por exemplo. Quanto a capacidade de armazenamento (quantidade de carga que elas conseguem reter) podemos encontrar desde as pequenas de 1,3 Ah (Ampère-Hora) até 2000 Ah, podendo ter capacidades maiores a depender do projeto.

Também existem as baterias seladas de tamanho menor que são usadas para alimentar computadores, equipamentos em caso de queda de energia e luzes de emergência.

Bateria Selada

Quais São as Vantagens de Uma Bateria Selada?

Menor risco de vazamento: Diferente das demais, a bateria selada possui um componente ácido (eletrólito) sem acesso ao exterior. Por isso, diminui o risco de haver vazamento de ácido para parte externa e danifique os equipamentos eletrônicos que estejam ao seu redor.

Dispensa de Manutenção: A bateria selada não precisa de manutenção, pois o nível de água é projetado para atendê-la por toda sua vida útil.

Linhas Moura de Baterias Seladas:

  • Linha Clean:

A linha de baterias da linha Clean da Moura foram projetadas para aplicações estacionárias como nobreaks, GTDE, petróleo e gás. Elas têm uma maior resistência à ciclagem, temperatura e podem permanecer em regime de flutuação por muito mais tempo que as baterias comuns.

Possuem certificação pela Anatel e Inmetro. Essas baterias possuem um sistema de segurança que permite que elas sejam utilizadas no mesmo ambiente que os equipamentos eletrônicos. Também são adaptadas ao clima tropical do Brasil, podendo operar em temperaturas altas.

  • VRLA Estacionária:

Já a linha VRLA de baterias estacionárias da Moura é ideal para ambientes controlados. Possui vida útil prolongada, maior durabilidade quando alocada em ambientes de temperatura controlada (até 25°C), mais potência instantânea, pois possuem baixa resistência interna e garantem maior aceitabilidade de carga de alta corrente.

A tecnologia VRLA reduz a liberação de gases e permite que a peça seja posicionada deitada. A bateria selada VRLA também é versátil para a utilização em locais remotos e tem a sua energia garantida.

  • Tecnologia VRLA na Linha Automotiva AGM

Este modelo é indicado para automóveis de alto desempenho que precisam ainda mais das baterias. Em português, a sigla significa “manta de fibra de vidro absorvente” e se refere a absorção total da solução ácida (eletrólito) em seus separadores. Graças a isso, a bateria não degrada e não derrama líquido como ocorre na bateria inundada.

  • Baterias EFB

No caso das baterias do modelo EFB (Enhanced Flooded Battery) – que em português significa “baterias convencionais melhoradas” – são muito indicadas para os carros com sistema start-stop.

Algumas montadoras têm apostado nessa tecnologia em seus projetos por ter um custo mais baixo e resultados elétricos parecidos com o da bateria AGM. Mas é aconselhado sempre consultar o manual veículo para uma correta aplicação.

Consuma Mais Conteúdo de Automóvel


Checklist antes de qualquer viagem

Carro Elétrico: Principais Vantagens e Desvantagens

O Teste Que Vai Mostrar Se Sua Bateria Está Em Bom Estado.

Quer conhecer os melhores produtos para o seu automóvel?
Entre no site e descubra agora mesmo!

Quero conhecer!